sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Durao Barroso quer que cada euro seja bem gasto

Durao Barroso quer que cada euro seja bem gasto

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sublinhou nesta sexta-feira a necessidade de assegurar que, num período de contenção orçamental, cada euro seja gasto correctamente, apelando ao apoio dos 27 ao próximo Quadro Financeiro Multianual.

"Na verdade, mais do que nunca, num período de restrição orçamental, temos que assegurar que cada euro gasto é gasto nas prioridades de investimento adequadas e nas políticas certas para estimular o crescimento e emprego e melhorar a convergência e coesão", disse José Manuel Durão Barroso, num discurso divulgado em Bruxelas.
 
O chefe do executivo comunitário salientou ainda que "é tempo de nos unirmos e mostrar a abertura necessária no apoio ao Quadro Financeiro Multianual", que vigorará de 2014 a 2020.
Durão Barroso reiterou ainda que a política de coesão é o caminho para lançar o crescimento e emprego, bem como para reduzir desequilíbrios que ainda existem na União Europeia.
 
Neste sentido, apelou aos 27 para terem "uma abordagem positiva e pró-ativa" às propostas de Bruxelas sobre modernização, concentração temática, condicionalidade e parcerias.
Para Durão Barroso, é tempo de mudar a cultura subjacente aos fundos estruturais, "por vezes vista apenas como uma espécie de direito de os gastar ou não".
 
As preocupações com uma melhor aplicação das verbas deve ser vista, para o presidente da Comissão, "como uma oportunidade e não como uma ameaça", reiterando que as medidas de reajustamento de fundos de coesão permitiram a injecção de mais 14,5 mil milhões de euros na economia europeia.
 
Durão Barroso participa, na Eslováquia, numa reunião dos países ‘Amigos da Coesão’, da qual deverá sair uma posição conjunta sobre o quadro financeiro da União Europeia para 2014-2020, em que também está presente o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Uma decisão sobre o próximo quadro financeiro será tomada no Conselho Europeu de 22 e 23 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário